terça-feira, 1 de setembro de 2020

Mogi das Cruzes: 460 anos de história

"Foi transpondo a serra do mar, que Braz Cubas teu solo pisou, e nos deu a razão de amar esta terra que ele fundou"
(Hino de Mogi das Cruzes)


Em 1560, data atribuída a passagem de Braz Cubas pelas terras onde hoje se instala a região do Alto Tietê, é a data tida como o início do povoamento dessa região. Braz Cubas teria adentrado as matas do atual território mogiano, às margens do Rio Anhembi, hoje Tietê, à procura de ouro. Porém, apenas com a chegada de Gaspar Vaz, no início do século XVII, abrindo caminho pela região, é que, de fato, o povoamento se iniciava. Aos 22 de setembro de 1608, Gaspar Vaz obtém uma sesmaria em Mogi das Cruzes. Assim, no ano de 1611, na célebre data de 1º de Setembro, a Villa de Sant'Anna de Mogy Mirim é fundada.

Nesta história que atravessam quatro séculos, a cidade de Mogi das Cruzes marca, não apenas a história da região, mas acompanha a história do Brasil. No século XIX, no ano de 1822, acolheu por uma noite o Príncipe Regente, Dom Pedro, que em alguns dias depois, passara novamente pela cidade como Dom Pedro I, Imperador do Brasil. 
Desmembrada em diversas cidades que compõe o Alto Tietê, originalmente a Vila de Santana ia da Capital Paulista ao Vale do Paraíba. Mogi das Cruzes é a cidade mãe da sua região, sendo os municípios que se desmembraram: Santa Isabel (1832), Salesópolis (1857, sendo elevada a categoria de Vila a Freguesia de São José do Paraitinga), Guararema (1898), Arujá (transferido como distrito para a cidade de Santa Isabel, em 1938), Suzano (1948), Poá (1948), Ferraz de Vasconcelos (1953, desmembra-se da cidade de Poá), Itaquaquecetuba (1953), Biritiba-Mirim (1964).

Mogi das Cruzes cresceu e se desenvolveu ao longo destes 400 anos. Sendo palco de grandes marcos em sua história, como a migração japonesa no início do século XX e a participação na revolução de 32. A cidade marcou presença na história mundial, quando, por ocasião da II grande guerra enviou diversos mogianos à Itália. Estes bravos homens que combateram o nazi-fascismo retornaram a sua terra como verdadeiros heróis desta cidade.


Mogi das Cruzes em sua história de mais de quatro séculos, com uma rica cultura miscigenada, um solo fértil para o plantio e uma industria em potencial desenvolvimento, desperta um sentimento de orgulho de ser mogiano.
Viva a Mogi das Cruzes! Viva seus 460 anos! Parabéns a todos nós, mogianos, por essa efeméride.

Dorival Martins Jr.


CONHEÇA MOGI: DO PASSADO AO PRESENTE!




Dorival Martins Jr é formado em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. É historiador, produtor audiovisual, cineasta independente e membro do canal no Youtube Friends Group Entertainment.

0 Comments:

Postar um comentário

CONTATO

Nos envie um E-mail

Entre em contato conosco

INFORMAÇÕES DE CONTATO

Quer saber mais a respeito do projeto, formas de apoiar ou colaborar com a publicação do livro? Entre em contato conosco e saiba mais.

Cultura:

Rua Cel. Souza Franco, 795, Centro, Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-020

Whatsapp:

+55 11 9 9813-7189

E-mail:

dorivalmartins96@gmail.com