O Livro
Mogi: do passado ao presente é um livro-reportagem fotográfico que aborda, de modo inédito, uma comparação entre registros fotográficos históricos e atuais do Patrimônio Histórico Material e Imóvel da cidade, resgatando fotografias raras do Acervo Histórico Municipal. O livro é dividido em sete capítulos, sendo estes:
Capítulo 1 - A importância do patrimônio histórico;
Capítulo 2 - Patrimônio histórico tombado;
Capítulo 3 - Patrimônio histórico conservado;
Capítulo 4 - Patrimônio histórico religioso;
Capítulo 5 - Patrimônio histórico abandonado ou descaracterizado;
Capítulo 6 - Patrimônio histórico perdido;
Capítulo 7 - Mogi: do passado ao presente.
Revisado e escrito sob a orientação da jornalista e professora universitária Simone Leone, o livro é apresentado, em prefácio, pela também professora universitária e presidente do COMPHAP (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico Artístico e Paisagístico), Luci Bonini.
No primeiro capítulo, o autor trás a fala de autoridades no assunto para abordar a importância de preservação e cuidado com o patrimônio histórico e cultural. Os convidados foram: Professor Josemir de Campos (membro do COMPHAP e presidente da Associação Pro-Divino); o professor e historiador Glauco Riccieli (membro do COMPHAP e fundador da AMHAL - Academia Mogicruzense de História, Artes e Letras), a professora Luci Bonini (citada acima) e os pesquisadores João Camargo e Luiz Miguel Baida (co-fundadores da página Fotos antigas do Alto Tietê, em parceria com o jornalista Robson Shimizu).
Na voz destes especialistas o livro começa a se desenrolar. Compreendendo a importância de se preservar o patrimônio histórico e cultural, dá-se inicio a uma sequencia de capítulos fotográficos, cuja introdução apresenta a temática de cada capítulo, seguido de fotos comparativas entre passado e presente, legendadas com fatos históricos e atuais sobre o imóvel fotografado.
O livro é encerrado com um capítulo final que tem o objetivo de apresentar a Mogi das Cruzes do passado e compara-la com a do presente, mostrando não apenas prédios, mas pessoas, carros, ruas e as mudanças de uma cidade que cresceu e se modernizou rapidamente durante as últimas décadas.
0 Comments:
Postar um comentário